Friday, July 25, 2008

Fernanda Baptista

Fado has lost one of its great deliverers this morning, July 25th, Fernanda Baptista.


At the age of 89, Fernanda Baptista died in a hospital in Cascais, Portugal.

Fernanda Baptista will be remebered for the 65 years that she dedicated her life as a Fadista and actress. She starred in more than 50 musicals, recorded hundreds of records, and took our national song to different stages around the world.

She will be missed, remembered, and will live on through her music.


Fernanda Baptista's Biography from Fado.com

Lisboa, 28 Set (Lusa) - Vários dos êxitos da fadista Fernanda Baptista, nomeadamente "Fado toureiro" e "Saudades de Júlia Mendes", são reeditados num duplo CD pela Movieplay Portuguesa, a 03 de Outubro.

O duplo CD reúne êxitos gravados pela fadista desde a década de 1960 à de 1980 para a etiqueta Riso&Ritmo, já extinta.

A gravação mais antiga, "Ai! Que saudade" (João Gomes/Carlos Rocha), data de 1967, sendo a fadista acompanhada pelo conjunto de guitarras de Jorge Fontes.

A gravação mais recente é de 1981, "Meus amigos, isto é fado", um êxito seu na revista "Dentadinhas na maçã" no Teatro Laura Alves, em Lisboa, em 1974.

Nesta edição, aquela que a imprensa qualificou de "maior voz do teatro de revista", surge acompanhada por várias orquestras, nomeadamente sob a direcção de Shegundo Galarza, Ferrer Trindade e Rocha Oliveira.

Fernanda Baptista integra actualmente o elenco do musical de Filipe la Feria "A Canção de Lisboa".

"Fernanda Baptista é um exemplo de longevidade do êxito. Poucos nomes se têm mantido como cabeça de cartaz e na plenitude das suas capacidades como ela", salientou à agência Lusa Julieta Estrela, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF). Segundo a mesma fonte, a cantora "é dona de uma magnífica voz e criou êxitos que fazem a história do fado".

Alguns desses êxitos, como "O fado está-lhe nas veias", "Ai, ai, Lisboa", "Fado para esta noite", "Trapeiras de Lisboa", "Fui ao baile", "Fado das sombras", "Um fado para Stuart" e "Fado da carta", serão incluídos no duplo CD que será editado a 03 de Outubro.

Fernanda Baptista, 85 anos, estreou-se em 1945 na revista "Banhos de Sol".

Em declarações à Lusa a fadista afirmou: "A revista tinha excelentes compositores e letristas e as canções saíam para a rua com uma enorme facilidade. Tive de facto muitos êxitos".

Ema Pedrosa, responsável pela selecção da antologia, disse à Lusa que, "se na sua altura fossem entregues discos de ouro e platina, Fernanda Baptista tinha os suficientes para forrar a casa, tantos os seus verdadeiros sucessos populares".

"A sua voz potente, brilhante e expressiva, de timbre e extensão invulgares, serviu os mais variados autores, no que ajudou a sua espontaneidade em palco e a maneira fácil de comunicar com o público", rematou.

Ao longo de 56 anos de palcos, Fernanda Baptista participou em mais de 45 espectáculos de revista e opereta.

Em 2003 o Presidente da República condecorou-a com a Ordem de Mérito, em 1999 a APAF tinha já distinguido com o diploma de Sócia de Mérito.

No comments: